Sábado, 20 de Outubro de 2018

Buscar  
Brasil

Publicada em 17/09/18 às 18:21h - 53 visualizações
Eleitor que fizer enquete em redes pode ser multado em R$ 329 mil

PB AGORA


O eleitor que fizer uma enquete nas redes sociais perguntando em quem seus amigos pretendem votar pode ser multado em até R$ 329 mil. A punição está prevista no artigo 23 da Resolução 23549/2017 do TSE. O texto prevê que “é vedada, no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral”.

Como não específica se pessoas físicas estão, ou não, incluídas na proibição, ela pode ser aplicada para todos os cidadãos ou empresas no país. O TSE confirmou, por telefone, que a proibição é nacional e vale para pessoas físicas.

De acordo com o TSE, porém, para que seja aplicada a cobrança, é preciso investigação por parte do Ministério Público Eleitoral e condenação por descumprimento da legislação.

Mariana Rabelo, chefe da seção de propaganda e anotações partidárias do TRE-MG, explica que a investigação pode acontecer tanto a partir de uma representação para o MPE, que é quando alguma pessoa ou entidade pede para que o órgão abra um inquérito, quanto por fiscalização própria do MPE.

Rabelo afirma, ainda, que “casos práticos” de pessoas condenadas em outras eleições por causa da criação de enquetes já ocorreram. “Um candidato ou um partido político que se sinta prejudicado pelo resultado da enquete, por exemplo, pode entrar com uma representação contra a pessoa”, ressalta.

PB AGORA




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

No Ar
Agito Geral com Leandro Silva e Willame Jr
(83) 991336423

Estatísticas
Visitas: 104655 Usuários Online: 31


Publicidade
Bate Papo

Digite seu NOME:


Ouvinte do Mês
Luana Alice
Cidade: Sapé - PB
Redes Sociais


Parceiros







Sapé Fm - Em sintonia com você !
Copyright (c) 2018 - Rádio Comunitária Sapé Fm 105,9 - Todos os direitos reservados